RPG Hajime - Naruto é um jogo criado por fãs da história criada por Masashi Kishimoto. Feito de jogador para jogador, tem um sistema fácil e prático onde você pode criar várias combinações únicas enquanto o seu personagem cresce como um ninja. Faça parte dessa comunidade e viva o universo de Naruto!
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 3. Requerimentos De Técnicas E Especializações
Rikudou Sennin
 Posted: Aug 19 2016, 08:25 PM
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REQUERIMENTO PARA APRENDIZADO DE TÉCNICAS

Para aprender alguma técnica no RPG o personagem precisa ter determinados requisitos, que nem sempre estão descritos nos textos das técnicas. Para saber se seu personagem pode aprender alguma técnica, confira as tabelas abaixo:

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Ninjutsu Rank D - Ene2
Ninjutsu Rank C - Ene3
Ninjutsu Rank B - Ene4, Hab5, CdC5
Ninjutsu Rank A - Ene5, Hab6, CdC7
Ninjutsu Rank S - Ene6, Hab7, CdC8


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Taijutsu Rank D - Hab2
Taijutsu Rank C - Hab3
Taijutsu Rank B - For3, Ener 4, Hab4, Agi5
Taijutsu Rank A - For4, Ener 5, Hab5, Agi7
Taijutsu Rank S - For5, Ener 6, Hab6, Agi8


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Genjutsu Rank D - IdC3
Genjutsu Rank C - IdC4
Genjutsu Rank B - IdC7, Ene3, Hab4
Genjutsu Rank A - IdC8, Ene4, Hab5
Genjutsu Rank S - IdC9, Ene5, Hab6



APRENDIZADO DE TÉCNICAS DE RANK ALTO POR GENINS

Além disso, se seu personagem é um genin, mesmo que você possua todos os requisitos para aprender uma técnica acima de Rank C, você precisa ter, no mínimo:

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2 Rank D
1 Rank C



APRENDIZADO DE JUTSUS RANK C E RANK D COM CDC/IDC/AGI IMPERFEITO (MENOR QUE 5):

Se o seu personagem não possui CDC, IDC ou AGI 5, ele levará mais tempo para aprender NINJUTSUS, GENJUTSUS ou TAIJUTSUS, já que não tem habilidade perfeita com o atributo daquele estilo.

APRENDIZADO DE NINJUTSUS, GENJUTSUS OU TAIJUTSUS (respectivamente):
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CDC/IDC/AGI 5+: Quantidade de páginas (posts) tabelada
CDC/IDC/AGI 4: +5 posts
CDC/IDC/AGI 3: +10 posts
CDC/IDC/AGI 2: +15 posts
CDC/IDC/AGI 1: +20 posts


QUOTE
Obs.: Os jutsus Kinobori no waza e Suimen Hokou no Waza devem ser aprendidos em missão (qualquer rank) e não descontam pontos da missão, mas aumentam a quantidade de posts geral da missão de acordo com o CdC do personagem, de acordo com a tabela abaixo:

CDC 5 OU MAIS: 1 post
CDC 4: 2 posts
CDC 3: 4 posts
CDC 2: 8 posts
CDC 1: 1 página (junto com GM e/ou time)



ESPECIALIZAÇÕES E APRENDIZADOS DE TÉCNICAS DE RANK ALTO

Para que seu personagem possa aprender técnicas de rank alto, ele precisa se especializar. Isso significa que seu personagem possui conhecimento pleno e pode usar técnicas mais fortes que o comum. Cada especialização tem suas características próprias.

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Taijutsu: Necessário para aprender taijutsus Rank A e S
Requisitos:
AGI 7 - HAB 5 - ENER 5 - FOR 4.
Precisa conhecer ao menos 1 estilo de luta (técnicas iniciais não contam).
6 páginas de puro taijutsu com um especialista.
- Bônus:
Diminui o treino de novos estilos de luta em 1 pág. (A redução de págs. não vale para taijutsus de Clãs)
+1 de bônus nos cálculos envolvendo Taijutsu (acerto, esquiva e bloqueio). Arremessos não ganham bonificação.


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Ninjutsu: Necessário para aprender ninjutsus Rank A e S.
Especialização: Conhecimento sobre utilidades do chakra, manipulação de natureza simultânea, variações de forma complexas e etc. Diminui em 1 página o treino para aquisição de um segundo elemento.
Requisitos:
CDC 7 - HAB 6 - ENER 5.
Precisa ter 2 ninjutsus Rank D ou 1 ninjutsu Rank C (técnicas iniciais não contam).
6 páginas de treino.
- Bônus:
Diminui o número de páginas para aprender jutsus de qualquer rank em 1 pág.
+1 de bônus no cálculo de Ninjutsu.


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Genjutsu: - Necessário para aprender jutsus Rank B, A e S.
Especialização: Aplicação pesada, métodos de confusão com a realidade, métodos de fuga simples por concentração mental e de chakra, métodos de genjutsus poderosos e mais realísticos.
Requisitos:
IDC 7 HAB 4 ENER 3.
Precisaria ter 1 genjutsu Rank D e 1 genjutsu Rank C (técnicas iniciais não contam).
6 páginas de treino.
- Bônus:
Diminui o número de páginas para aprender jutsus de qualquer rank em 1 pág.
Pelo conhecimento detalhado em todas as linhas de alteração do chakra estudadas, todo especialista percebe automaticamente qualquer genjutsu que possua.
+1 de bônus no cálculo de Genjutsu (acerto, percepção e defesa)



ESPECIALIZAÇÕES E CONHECIMENTOS

No mundo ninja é muito difícil se especializar em todas as áreas de conhecimento e por isso, ao se tornar especialista em um assunto, você terá mais dificuldades para se tornar especialista em outros, tendo que treinar mais para alcançá-las.

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Grupo 1: Taijutsu, Ninjutsu e Genjutsu
1a Espec: 6 páginas
2a Espec: 12 páginas
3a Espec: 18 páginas (12 para sem clãs - usuários de kugutsu e portões celestiais também são considerados COM clã)


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Grupo 2: Fuuinjutsu, Rastreamento (ninja sensor) e Medicina
1a Espec: 6 páginas
2a Espec: 12 páginas
3a Espec: 18 páginas (12 para sem clãs - usuários de kugutsu e portões celestiais também são considerados COM clã)


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Grupo 3: Demais conhecimentos
Conhecimento: 2 páginas
Especialização: 4 páginas



APRENDIZADO DE NOVOS ELEMENTOS

Dominando um 2º elemento:

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Requisitos:
- Especialização em Tai/Nin ou Gen;
- CdC 5;
- 8 páginas (6 para especialistas em ninjutsu ou sem clãs, não acumula);
- Treino apenas para Chuunin;
- Necessário para tornar-se Jounin;



Dominando um 3º elemento:

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Requisitos:
- Especialização em Ninjutsu;
- Hab 6, CdC 8;
- 18 páginas (12 para sem clãs);
- Treino apenas para Jounins;
- Pode ser dividido em até 3 treinos;



CRIANDO UMA TÉCNICA NOVA

O jogador pode criar técnicas novas, sejam elas exclusivas ou não. Para criar uma técnica, devem ser considerados alguns fatores antes de enviar a proposta para avaliação. Alguns destes fatores são:

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•Especialização: Para criar uma técnica é preciso ser especialista na área da técnica (se for um taijutsu novo, precisa ser especialista em taijutsus. Se for um ninjutsu, precisa ser especialista em ninjutsu e assim por diante);

•Concisão: Não explique o Gênesis, apenas diga brevemente o que é a técnica (um golpe direto, um ataque em área, uma habilidade de suporte), como se parece (um dragão de fogo, um jato d’água) e como funciona (sai da mão, da boca, do pé);

•Equilíbrio: Considere a técnica num todo. Se ela diz “Mata a vítima e quem estiver ao redor”, não dá para ser Rank B, menos ainda gastar 20cp. Além disso, não dá pra colocar que “ao redor”, neste caso, significa 50m de diâmetro. Considere todos os fatores da técnica e então defina o gasto, a área de acerto (se couber ao jutsu) e o Rank;

•Bom senso: Quando desejar uma técnica, verifique antes as que existem no fórum. Crie algo original e que caiba ao universo de Naruto. Se for de outro anime/mangá, faça a transição adaptando para que seja aplicável. Além disso, nenhuma técnica é tão forte que terá acerto automático, impossibilitará esquiva ou dará um bônus absurdo só porque a descrição quer que dê;

•Ortografia: Escreva detalhadamente e com um bom português. Não é pedir muito.


Aqui vão dois exemplos da mesma técnica, uma a versão oficial (aprovada e disponível) e uma adaptada como exemplo do que NÃO FAZER.


APROVADO
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- Kirin - Rank S
O ninja concentra chakra para evocar um dragão de trovão diretamente das nuvens de uma tempestade e, com o chakra, direciona contra o inimigo pretendido. O dano é quase mortal (Dano máximo 90% HP). É necessária uma tempestade ou favorecimento climático para isso.
Custa 30 de chakra. Mínimo CdC 8 para usar. Somente pode ser usada 1 vez por tópico. Precisa de nuvens de tempestade, que se dissipam após o uso do jutsu. O trovão usado é natural, não produzido por chakra, ganhando um bônus no acerto de +1/2.

- Explicação objetiva. Mostra como funciona, o que cria e como ataca. Além disso, define dano e condições.
- Custo, Rank, Quantidade de utilizações disponíveis e Requerimento de atributo e condições para uso definidas. Nota-se também que, apesar do baixo custo, há o equilíbrio gerado pelo alto ranking, alto atributo necessário, limitação de uso e ainda imposição de condição climática, que fica a critério do GM. Além disso, a própria descrição deixa claro que utiliza um trovão natural, o que também já justifica a baixa utilização de chakra.
- Esclarece o bônus, deixando explícito que o mesmo não é fixo e varia com boa/má interpretação e/ou uso em situação adequada.


REPROVADO
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- Kirin - Rank A
Um ataque de trovão que acerta o inimigo direto do céu, quase matando-o instantaneamente e eletrocutando quem estiver ao seu redor.
Custa 30 de chakra e dá +3 no acerto por se tratar de um raio.

- Descrição péssima.
- Dano sem definição ou sequer aproximação. Área de acerto indeterminada.
- Custo baixo, Bônus elevadíssimo, Rank incoerente.


Se tudo isso for considerado, dificilmente uma técnica será reprovada. Por último, é importante ressaltar quanto ao aprendizado da técnica:

1 - Jutsu Exclusivo: Caso o criador da técnica queira ser o único usuário capaz de usá-la e deter o poder de quem poderá aprendê-la, ele deverá desenvolver on-game a mesma, levando 1 página a mais pra treiná-la (se for Rank A, ao invés de 8 páginas ele levará 9);

2 – Jutsu Aberto: Se o criador decidir disponibilizar a técnica para todos os usuários do fórum, ele receberá uma bonificação, levando 1 página a menos pra treiná-la (Se for Rank A, ao invés de 8 páginas ele levará 7). É cumulativo com bônus de especializações.


This post has been edited by Melkor: Mar 7 2017, 12:31 PM
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